Aula inaugural da pós-graduação oferecida pela Escola Superior de Advocacia da OAB-Jaú.

Aula inaugural da pós-graduação oferecida pela Escola Superior de Advocacia da OAB-Jaú.

TODAS AS ATUALIZAÇÕES ESTÃO SENDO FEITAS EM NOSSA FAN PAGE NO FACEBOOK.

ACESSE NOSSA FAN PAGE NO FACEBOOK:



https://www.facebook.com/pages/edit/?id=213444892025885&sk=permissions&success=1#!/pages/Revista-Correio-Jur%C3%ADdico/213444892025885



Acesse, curta e compartilhe com seus amigos!



Ainda assim, este blog continuará ativo para brevemente também ser atualizado e reformulado.

Obrigado.

Geraldo Navarro



Aqui você vai encontrar informação com isenção e imparcialidade, marcas do Correio Jurídico nestes onze anos de trajetória.


Sinta-se à vontade para comentar os assuntos propostos e proponha, você também, novos assuntos para serem colocados em pauta. Sua participação é muito importante para que nosso blog aborde as questões efetivamente relevantes para os operadores do Direito de Jaú.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ENTREVISTA COM JULIO CESAR FIORINO VICENTE

CJ - Agradeço a gentileza de abrir as portas de seu escritório para esta entrevista.

JV - Primeiramente agradeço a oportunidade de estarmos juntos com o Correio Jurídico, esta poderosa ferramenta a serviço da comunidade jurídica, sempre trazendo a informação de forma objetiva aos seus leitores.


CJ - Julio, este é um mês importante no calendário jurídico, uma vez que em agosto se comemora o “Dia do Advogado”. O que é que sua diretoria está preparando?

JV - Em razão do “Dia do Advogado” cumprimento todas as advogadas e advogados da nossa Subseção, desejando as bençãos de Deus sobre suas vidas, sucesso profissional e já convidando a todos os profissionais e seus familiares, para juntos, comemorarmos o dia 11 de agosto com a realização dos eventos festivos a altura, onde as 16:00hs será oficialmente reinaugurada a sala dos advogados que leva o nome do saudoso Dr. José Salem Neto, localizada no Fórum Trabalhista, que ficou realmente digna e adequada a receber os profissionais. Em continuidade, a partir das 19:00hs estaremos realizando o tradicional jantar no salão de festas da Casa do Advogado, onde será servido o porco no rolete, com entrada franca aos advogados.


CJ - Decorrido metade do mandato, como você analisa a gestão da sua diretoria?

JV - Serei “suspeito e imparcial”, (rs). Primeiramente, agradeço aos meus diretores Dr. Newton Mantelli, Dr. Edson Tomazelli, Dr. Sérgio Belotto e Dra. Maria Tereza, pela forma incondicional que se doam para com a gestão administrativa sem os quais nada poderíamos fazer. Nossa administração sempre teve como lema o espírito crítico aguçado e aberto em ouvir os anseios da classe, para podermos ter a medida exata e estarmos ao lado do(a) advogado(a), oferecendo guarida institucional para honrarmos e dignificarmos nossa profissão. Politicamente fomos vitoriosos em campanha, feita sobre 13 propostas de trabalho, cumprimos até agora 12, falta a ampliação do auditório e criação de salas de aula para os cursos da ESA, que já estamos trabalhando junto a Seccional.


CJ - Como você analisa os trabalhos desenvolvidos até o presente?

JV - Sem dúvida o nosso sucesso não vem sozinho, mas é dividido com todos os membros das nossas comissões, que demonstram a atuação dinâmica da OAB. Assim, aproveito para externar minha gratidão a todos os presidentes e membros de comissões pela devoção ímpar a classe.


CJ - Você poderia citar alguns dos trabalhos?

JV - Certamente. Primeiramente a criação do DISQUE PRERROGATIVA (8155-3010) gerido pela comissão de prerrogativas, e neste aspecto somos a única subseção do Estado a oferecer esse poderoso instrumento de auxílio aos advogados no dia a dia. Na nossa comarca, advogado(a) que tem sua prerrogativa violada no exercício profissional, poderá fazer uso do disque e contatar no ato um membro da comissão para solucionar o problema, lembrando que o serviço está disponível 24 horas todos os dias da semana e tem se mostrado eficaz.

Outro fundamento básico é a defesa da Ética Profissional, com atuação imparcial de seus membros e da ouvidoria, que foi criada como meio de solução nos conflitos entre advogados e clientes, nos casos em que se permite. Esta ferramenta tem se mostrado eficaz na mediação dos conflitos.

Nos trabalhos da comissão de festas e eventos, o sucesso atingido (Festa do Santo Ivo, Dia do Advogado, Festa Julina e de Final de Ano), pela qualidade e comparecimento dos colegas e familiares retratam a seriedade de seus membros, e ainda temos surpresas para este ano com a possibilidade da realização do Baile do Advogado.

Agora a Subseção de Jaú, com o nosso empenho, tornou-se unidade certificadora digital, assim o colega agora não precisa mais ir a São Paulo para adquirir a assinatura digital, que pode ser feita diretamente em nossa subseção com agendamento de horário.

No que tange as nossa estrutura física, estamos viabilizando a pintura total das nossas instalações, onde já terminamos o salão de festas e direcionamos os trabalhos para a casa, salientando a contratação do funcionário de manutenção, face a exigência dos cuidados imediatos em razão da área que ocupamos. Estamos regularizando toda documentação do imóvel da CASA DO ADVOGADO, averbando a construção na matrícula, inclusive elaborando laudo de bombeiro, bem como a aquisição e implantação dos extintores e medidas de proteção contra incêndio.

Renovamos e melhoramos o convênio com a Prefeitura para a realização nas ações de execução fiscal. Ainda, incentivamos a inscrição quanto ao convênio da Justiça Federal e em âmbito estadual. No convênio de assistência judiciária, com a colaboração da Defensoria local, demos publicidade a lista de nomeação para controle e transparência, além do recolhimento junto ao cartório das certidões expedidas e contato direito aos advogados para agilizar os pagamentos.

Ocupamos os espaços que a OAB deve ocupar junto a sociedade, emitindo parecer institucional em relação ao Plano Diretor que foi acatado em sua integralidade pela Câmara, com reconhecimento do trabalho feito.

Desde o dia 01/04/2011 a OAB -Jaú, passou a ter assento no Comitê de Bacia Hidrográfica – Tietê - Jacaré (CBH-TJ), como integrante do segmento “Sociedade Civil”. A Ordem passou a ser representada nas Câmaras Técnicas de “Planejamento e Gestão” e de “Saneamento”, colaborando com a importante questão relacionada à gestão dos recursos hídricos e cumpre relevante função socioambiental na administração deste precioso recurso.

Tivemos o lançamento do Manual Inclusivo, ferramenta elaborada por advogadas na nossa subseção, e a atuação eficaz da comissão dos direitos dos deficientes, para cumprimento da legislação que redundou na instauração do inquérito civil pelo Ministério Público.

A comissão de esportes e lazer destaca-se a elaboração do ludus iuris com participação efetiva dos advogados(as) e dos cartorários. Merece referência a realização de aulas semanais de karatê ministradas gratuitamente para advogados e familiares, obtendo enorme aceitação junto aos colegas, já tendo, inclusive, realizado dois exames para progressão de faixas.

Parabenizo, ainda, os integrantes do time de futebol da OAB-Jaú que disputa o campeonato estadual, pela classificação para as semifinais. Já estamos entre os quatro melhores e rumo ao bicampeonato.

Não poderia deixar de mencionar o curso de pós graduação com aulas presenciais gerido pela ESA Jaú e coordenação regional, parabéns pela qualidade do ensino promovido, o primeiro e único realizado em nossa região, com frequência expressiva de advogados(as) da nossa subseção e região, demonstrando a satisfação dos inscritos e a necessidade da qualificação profissional dos advogados e o nosso compromisso com o aprimoramento jurídico, somando-se as palestras que estão sendo realizadas.

Ainda a comissão de seguridade social que se reúne com frequência para discutir os assuntos relacionados a pasta e as diretrizes tomadas nesta importante área desenvolvida em nossa comarca.

A comissão de convênio, que traz relevantes resultados na elaboração de parcerias com empresas locais, resultando em descontos em mercadorias e serviços, cuja lista de participantes encontra-se disponível em nossa página na internet (www.oabjau.org.br).

A comissão de informática remodelou a página da internet, fazendo dela uma ferramente de acesso diário aos advogados(as), contendo informações necessárias e úteis, aproximando assim nosso contato com informativos periódicos.

Somando-se a todas as outras, a comissões de direitos humanos, de assistência social, tributária, direitos das crianças e adolescente, terceiro setor, direito do trabalho, criminal e consumidor que realizam trabalhos e intervenções junto a sociedade para melhoria das condições de cada área.

No âmbito da representatividade regional, constituímos um colégio de presidentes de subseções, formadas por 17 cidades, onde tratamos de assuntos em comum para a classe, com troca de experiências e reuniões mensais registradas em ata, para pleitos em comum junto a Seccional, que tem se tornado eficaz.


CJ - Qual a sua mensagem e como você vê a advocacia neste momento?

JV - Em razão do momento, sempre vejo a advocacia com “brilho nos olhos”, pois junto com o interesse pecuniário, isso é sempre bom (rs), o(a) advogado(a) é o instrumento necessário e indispensável para a sociedade na defesa dos interesses, sejam individuais ou coletivos, valorizando nossa profissão.

Nas solenidades de entrega de carteira aos advogados(as), recém-admitidos nos quadro da OAB, busco sempre implantar essa chama que arde em nosso peito, enfatizando aos ingressos que a estabilidade financeira tão almejada é consequência da nossa postura ética e profissional, na aplicação e aperfeiçoamento jurídico. Essas são as bases verdadeiras e imutáveis da advocacia, que não se pode esquecer e temos por obrigação esse legado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário